domingo, 28 de fevereiro de 2016

Seminário Municipal - Ser Adolescente"

O Núcleo de Cidadania e desenvolvimento dos Adolescentes (NUCA) e o Grupo de Trabalho Inter setorial – Selo Unicef Edição 2013/2016 do município de Fronteiras-Pi, realizou na última quinta-feira (26.02.2016), no auditório de saúde D. Quino o primeiro Seminário Municipal Ser Adolescente.
Na abertura do evento, Articuladora do Selo UNICEF do município, professora Inácia Ribeiro, deu as boas vindas aos presentes e apresentou várias ações desenvolvidas pelos adolescentes do NUCA, fazendo um breve feedback junto com os adolescentes das oficinas realizadas, bem como das  atividades que contaram com a participação do NUCA.
O Seminário teve como objetivo principal promover momentos de diálogos, palestras e debates com os jovens com temáticas relevantes para o crescimento crítico, bem como, oportunizar um espaço seguro para os adolescentes compartilhar problemas, dificuldades, duvidas e conflitos. O Seminário é também a  culminância de todas as atividades realizadas ao longo dos anos pelo NUCA.
Os temas abordados no seminário foram escolhidos pelos participantes do NUCA: Adolescência e sexualidade, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. Adolescência e sexualidade foi explorada através de uma palestra bem dinâmica pela psicóloga Renata. Gravidez na adolescência foi apresentado através de uma peça de teatro pelos participantes do NUCA, onde mostrou o dilema de uma adolescente gravida, a peça foi feita com base em dados reais. Doenças  sexualmente transmissíveis foi apresentado através de slides, onde a assistente social Priscielle deu um show com imagens bem impactantes, e sempre relatando a importância do uso da camisinha, da qual esta disponível em todos os postos de combustíveis da cidade e nos postos de saúde, sem nenhuma burocracia para receber.
A Secretária de Educação Rosangela Ribeiro, elogiou o Nuca e as atividades dos quais estão inseridos. “Temos lutado para que a educação, principalmente das nossas crianças e adolescentes, seja fator preponderante na nossa gestão. Eu acompanhei o nascimento do Núcleo da Cidadania dos Adolescentes (NUCA), estive presente nas oficinas que foram realizadas, bem como nas atividades em que o NUCA se fez presente, por isso vejo o NUCA como uma realidade que prioriza o protagonismo juvenil.
“É fundamental compreender que os adolescentes tem grande potencial transformador de sua realidade porque são muitos e porque podem construir coletivamente ações modificadoras. Reunindo, trocando ideias, traçando caminhos e realizando intervenções, podem ser agentes de mudanças em suas famílias e comunidades e para isso, é fundamental que estejam bem informados. E esses encontros que o NUCA tem realizado vem mostrando o quanto de informações esses adolescentes  tem adquirido para o  desenvolvimento de cada um” Pontuou a Secretária de Assistência  social Zildenia Ribeiro.
Ao final, foi feita uma avaliação sobre a importância da promoção do evento para a construção da cidadania dos adolescentes e chegou-se a conclusão de que, mais eventos do tipo, deverão acontecer com mais frequência.

https://www.youtube.com/watch?v=K5GdaxtHZfU Link do vídeo de alguns momentos do seminário ser adolescente

































Nenhum comentário:

Postar um comentário