quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Fronteiras realiza seminário sobre proteção de crianças e adolescentes

                O Plenarinho da Câmara Municipal de Fronteiras ficou lotado ontem, 17/02/2016 no Seminário que teve como objetivo debater sobre as Leis conquistadas, a realidade local e  a postura profissional diante da Proteção de Direitos da criança e do adolescente, bem como fortalecer a rede de serviços.

  1.              Os trabalhos foram abertos às 9h, com um pronunciamento da Secretária de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), Zildênia Ribeiro, do Promotor de Justiça  Sr: Edgar dos Santos Bandeira, Tenente Gilson Xavier e da Articuladora do Selo Unicef edição 2013/2016 Inácia Ribeiro. Também estiveram presentes no evento, Secretária municipal de Educação Rosângela Ribeiro, presidente da Câmara Samuel Agripino, Conselheiros Tutelares,  presidenta do CMDCA, psicólogos, assistentes sociais, a gestora da Unidade escolar Hermínio José Ribeiro Crislayde, coordenadores, professores, profissionais da área da saúde e a comunidade em geral.
         A Presidenta do CMCA apresentou o Projeto Municipal Adolescentes no Trânsito, que será executado durante o mês de abril com pais e  alunos das   escolas municipais, o Projeto teve boa aceitação por parte de todos, e houve sugestões do Sr: Promotor de justiça Sr: Edgar, bem como do Tenente Gilson.

         O Psicólogo Moisés Nascimento, conduziu a Palestra intitulada: A postura do profissional na rede de proteção diante da violência contra crianças e adolescentes, em seguida foi aberto espaço para debate,  questionamentos e contribuições dos participantes, onde mais uma vez ouvimos o Sr Edgar Promotor de Justiça parabenizou pelo empenho de todos, e fez completos a fala do Psicólogo Moises. O Sr; Gilson Tenente, também fez sua fala ressaltando que esta a disposição para ajudar no que se fizer necessário, para que as crianças e os adolescentes do município de Fronteiras tenham seus direitos efetivados.

Para a Secretária de Assistência Social Zildenia Ribeiro, debater o tema é importante para que se possa conhecer a realidade de muitas famílias e impedir que as situações aconteçam “A gente discutir isso é, na verdade, se prevenir”. O papel de prevenção não é apenas dos pais, mas de todos os órgãos envolvidos com a criança e o adolescente. Professores, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e toda a rede de proteção tem um papel crucial na prevenção de situações.
Rosângela Ribeiro Secretária Municipal de Educação, ressaltou que as escolas municipais estão com as portas abertas para receber toda criança e adolescente, bem como atender de acordo com  suas necessidades.
Ao longo de todo o seminário foi salientada a importância de institucionalizar, denunciar e tratar os casos de abuso sexual. A denuncia anônima e gratuita pode ser feita através do Disque 100, ou pessoalmente nos conselhos tutelares. Falar sobre o assunto e procurar tratamento, apesar de doloroso, é fundamental para quem sofreu ou está sofrendo o abuso poder superar o problema.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário