sexta-feira, 11 de setembro de 2020

CICLISTAS FRONTEIRENSE REALIZAM HOMENAGEM AO SAUDOSO JURDAN

No final da tarde deste dia 11/09/2020, a equipe do Pedal Serra do Gavião, (ciclistas fronteirense) realizaram uma homenagem ao saudoso poeta, cantor e escritor JURDAN.

O poeta cantador Jurdan Gomes, que chegou a ser reconhecido pelo saudoso patativa do Assaré como um dos grandes poetas do Brasil.
Filho de Antonio Gomes e de Higina Gomes Rodrigues, o poeta Antonio Gomes de Sousa (Jurdan Gomes) nasceu na cidade de Fronteiras (PI ) em 09 de outubro de 1955.

Jurdan foi radialista, jornalista, poeta, escritor, compositor, cantor e político. Teve uma bibliografia vasta, incluindo livros que relatam a realidade da vida interiorana no seu idioma coloquial, com poesias que trazem a vivência do povo nordestino como também os acontecimentos do planeta terra.

Entre as obras publicadas pelo fronteirense Jurdan Gomes, estão “Prefeito também canta”, “O cantador do sertão”, “O morto vivo”, “Tenda do desprezo”, “Pousada dos Marmeleiros”, “Nas margens do Coroatá”, “Idioma de caboclo”, “Espinhos na garganta”, “Um jacá de idiotice” e tantos outros livros que relatam a realidade da vida interiorana no seu idioma coloquial.

Jurdan Gomes também lançou alguns CD’s. Um deles foi “Forró de Garagem”, gravado em 2002, com 20 canções inéditas. A música “É difícil ser Prefeito” era o carro-chefe do disco, em cuja letra da canção ele mostrava a difícil missão que um político tem que enfrentar ao ser eleito prefeito de uma pequena cidade do interior piauiense.

Em “Tô cum medo das muié”, Jurdan fala do receio que tinha de um dia ver o Brasil sendo governado por uma mulher, ao mesmo tempo em que reconhece o moral e a honestidade da presidenta Dilma que, segundo ele pontuou, já merece o respeito até de Barack Obama. 

Jurdan faleceu no inicio do mês de setembro do 2020.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário