terça-feira, 11 de janeiro de 2022

REUNIÃO COM O NUCLEO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES-NUCA (FRONTEIRAS-PI)

 


Na tarde desta terça feira 11/01/22 foi realizada na chácara Ribeiro um encontro com os adolescentes do NUCA - NUCLEO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES, sob coordenação da Articuladora do Selo UNICEF, Professora Inácia Ribeiro e a Mobilizadora dos Adolescentes, professora Marcia Andrade. Na ocasião foi apresentada a metodologia do selo UNICEF.








Em seguida foi abordado as temáticas que serão desenvolvidas com os adolescentes, para que de acordo com as temáticas sejam apontadas ações na construção do Plano de ação.

Esteve presente a Primeira Dama e Secretaria de Assistência Social Zildênia Ribeiro, onde dialogou com os adolescentes de forma calorosa e acolhedora.









Esteve presente a Jovem Ingrid da qual participou do NUCA da Edição  2017-  2020, onde contribuiu  valiosamente  relatando o que aprendeu e vivenciou  fazendo parte do  NUCA.


         Logo após a fala da Secretária de Assistência Social Zildênia Ribeiro, foi formado                    quatro  grupos de trabalho para construção do plano de ação de acordo com as                      temáticas: 





Após os grupos apontarem sugestão para ser desenvolvida em cada temática houve a socialização dos grupos apresentando o que sugeriram, enquanto apresentavam, é apontado novas ações e assim o plano de ação foi construído e inserido no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, para ser apresentado no 1º FORUM comunitário onde os participantes do primeiro Fórum Comunitário poderão complementar estas ações, analisar, debater, ajustar e aprovar.

 Na ocasião, também houve dinâmicas e banho de piscina.



         O Secretário de Educação Senhor Genilson, disponibilizou o Ônibus e o lanche.

O evento aconteceu de maneira satisfatória, onde os adolescentes demonstraram satisfação e interesses por mais encontros como estes, se comprometendo de repassar  para os que não puderam estar presentes e aos demais amigos.

Saiba mais – O NUCA é um espaço democrático de exercício da cidadania de adolescentes do município, uma maneira de proporcionar que se organizem em rede, discutam questões importantes para o seu desenvolvimento, conheçam e reivindiquem seus direitos junto às autoridades. Cada integrante do NUCA tem um papel importante para dar visibilidade às vozes das adolescências, na sua diversidade, e para fazer do município um lugar com menos desigualdade e mais direitos para meninas e meninos


Nenhum comentário:

Postar um comentário