quinta-feira, 21 de junho de 2018

MUNICIPIO DE FRONTEIRAS/PI PARTICIPA DA V CNIJMA, COM O PROJETO SOU GUARDIÃO DA ÁGUA



A abertura da V CNIJMA  deu início à jornada da Profecia das Águas. Constituída de nove missões, essa espécie de brincadeira pedagógica trouxe o elemento lúdico da conferência para que os alunos tivessem mais conhecimentos sobre o tema água. Quem conduziu e idealizou esta metodologia foi Edgard Gouveia Júnior. “Vocês darão o melhor de vocês como os super-heróis”, convocou.

Logo após, Edgard iniciou a junção das nascentes em riachos, grupos com oito estudantes vindos, pelo menos, de três estados diferentes para misturar as culturas e promover esta troca de conhecimento entre eles.

Com a  formação dos riachos, formou-se uma grande ‘lagoa’, momento de exposição dos 24 projetos dos estados. A delegada Isabelly Maria de Fronteiras-PI, juntamente com 15 delegados do Piaui, apresentaram o Projeto SOU GUARDIAÕ DA ÁGUA, Projeto esse já em funcionamento na Unidade Escolar José Aquiles de Sousa em Fronteiras-PI









FALA DOS DELEGADOS

Intervenção já implantada na Escola Municipal José Aquiles de Sousa em Fronteiras/PI, para reaproveitar a água utilizada nas pias da cantina, será através de uma encanação auxiliar, que irá desviar a água das pias para caixa  de decantação, sendo esta composta de tela 1, areia fina, carvão mineral, tela 2 e uma bomba, fazendo com que algumas impurezas fique retida na areia, e o carvão mineral para retirar mal cheiro, em seguida com o auxílio da bomba a água será lançada num reservatório que contem hipoclorito de sódio e semente de moringa, essa água então será distribuída para a encanação que dá acesso a uma torneira e caixa de descarga dos banheiros, sendo reutilizada para  limpeza dos vasos sanitários, limpeza da escola da escola, bem como regar as hortaliças e plantas e existentes na instituição. Disseram.
A partir deste momento, os cerca de 400 estudantes continuam a jornada sobre a água, sendo denominados na jornada da conferência como nascentes vindas de todos os cantos do Brasil.
NA V CNIJMA. Foram realizadas atividades de agrofloresta, pluviômetro, música, teatro, mão na água, vídeo, danças circulares e de uso consciente da água. Todas as atividades buscaram ensinar os participantes sobre ações importantes de forma lúdica, conscientizando-os sobre os diversos aspectos da água.


Após as oficinas terem concluídos as atividades, os grupos retornaram ao auditório para compartilhar tudo o que haviam aprendido. A apresentação, ou “Encontro das Águas”, foi marcada por apelos a uso consciente da água e a importância de cuidado com o meio ambiente. “Nós não somos os jovens do futuro. Somos os jovens do hoje e temos que melhorar para algo melhor para os próximos, os jovens do amanhã”




RECEPÇÃO CALOROSA
Ao retornar ao estado do Piauí, a professora Inácia Ribeiro e a aluna Isabelly Maria da Unidade Escolar José Aquiles de Sousa foram recepcionadas ainda no aeroporto, pela secretária Municipal de Educação, Veronica Pereira, onde conduziu-as para um almoço descontraído no qual conversaram sobre o desenrolar da V CNIJMA.


Maria das Graças da Silva, Diretora da Unidade Escolar Jose Aquiles de Sousa, Instituição onde o Projeto esta sendo desenvolvido, esta deverás satisfeita, em poder estar contribuindo com ações de sustentabilidade juntamente com sua equipe de profissionais, conduzindo seus educandos a uma aprendizagem significativa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário