sexta-feira, 13 de novembro de 2015

REUNIÃO PARA acompanhar as AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO NAS ESCOLAS EM TORNO DA CAMPANHA DO UNICEF

Em 02/10/2015, na sala de reunião da Secretaria municipal de educação, reuniram-se membros das escolas municipais, junto com a Secretaria municipal de educação Rosangela Ribeiro e a articuladora do selo Unicef, Inácia Ribeiro, para avaliar as ações das quais vem sendo desenvolvidas nas escolas, que atingem o OBJETIVO 2 – AÇÕES ESTRATÉGICAS - POLÍTICAS PÚBLICAS 6. Município implementando as leis 10.639 e 11.645 nas escolas 7. Município desenvolvendo ações de educação para a convivência com o Semiárido - PARTICIPAÇÃO SOCIAL - 3. Município promovendo ações de mobilização nas escolas em torno da campanha do UNICEF Por uma infância sem racismo.
Após análise feita, foram traçadas algumas ações para serem desenvolvidas no mês de novembro.
TEMATICA QUE CONTINUARAM SENDO TRABALHADAS
 Educação para a convivência com o semiárido. Disciplinas afins; ciências, educação ambiental, geografia, matemática e língua portuguesa.
 Educação das relações étnicos raciais e para o ensino de história e cultura afro brasileira, africana e indígena. Disciplinas afins; arte, ensino religioso, história, língua portuguesa e educação física.
PROPOSTAS A SEREM DESENVOLVIDAS
 Desenvolver ações de práticas pedagógicas inovadoras de educação contextualizada com o semiárido
 Promover ações de mobilização na escola sobre a importância do enfrentamento ao racismo e promoção de igualdade racial na proteção de crianças e adolescentes;
 Respeitar e valorizar as diferenças ao combate as práticas preconceituosas ou discriminatórias partindo da escola.
AÇÕES A SEREM REALIZADAS
 Pesquisa bibliograficas, pesquisa de campo, estratégias de como conviver com o semiárido, aula de campo, visitas domiciliares, produção de cartazes, folder, informativo, spot, colher depoimentos de pessoas do campo, produção de vídeos, produção de painel, exposição, palestras, poemas, poesia, charges, dinâmicas, desenhos, pinturas, exibição de filmes, registro de dados, produção de diversos gêneros textuais músicas e outros...
DIA 20.11.2015 – PALESTRAS NOS TURNOS TARDE E NOITE
 RESPEITO A VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS E COMBATE AS PRATICAS PRECONCEITUOSAS OU DISCRIMINATÓRIAS
 APRESENTAÇÕES CULTURAIS COM A TEMATICA
 EXPOSIÇÕES
DIA 30.11.2015 – PASSEATA DE SENSIBILIZAÇÃO: PERANTE DEUS, SOMOS TODOS IRMÃOS, SEM DISTINÇÃO DE COR E RAÇA; com todos os alunos e professores mostrando tudo que foi estudado, debatido e confeccionado nas escolas.
10 MUSICAS PARA REFLETIR SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA, que estimulam a reflexão sobre a situação do negro no Brasil.
1- Canto das três raças – Clara Nunes
Tema: A formação do povo brasileiro tendo como foco a miscigenação
2- Falsa abolição – Tarja –preta
Tema: A condição da mulher negra na sociedade brasileira hoje
3- Olhos coloridos – na voz de Sandra de Sa
Tema: A celebração da mistura étnica brasileira, a exaltação da beleza de ser sarara criolo
4- Negro Drama – Racionais Mc’s
Tema: A denuncia do preconceito racial contra os negros
5- Quilombo, O eldorado Negro – Gilberto Gil
Tema: A resistência negra, a criação dos quilombos
6- Racismo é burrice – Gabriel o Pensador
Tema: Discutir o racismo em suas varias formas
7- Zumbi – Jorge Bem Jor
8- O preto em movimento – MV BILL
Tema: Não sou o movimento negro, sou o preto em movimento
9- Sou negrão – RappinHood
Tema: Um verdadeiro manifesto negro
10- Ilê Perola Negra – Daniela Mercury
Tema: A Riqueza da cultura afro- Brasileira
Ficando acordado que cada diretora levaria essa sugestão para sua escola, para professores e coordenação planejarem e executarem de acordo com a realidade de cada escola, sendo sugestões flexíveis.
Após esse levantamento a articuladora do selo Unicef Inacia Ribeiro, destacou que está envolvida em todo o processo, participando dos eventos e dando apoio e estruturação para reverter os quadros negativos dos indicadores na área da educação, saúde e assistência social bem como a construção de uma Política de Proteção Integral da Criança e do Adolescente, melhorando assim os índices de desenvolvimento humano das nossas crianças e adolescentes no nosso município. Enfim, Consideramos a reunião muito produtiva, pois pudemos observar na postura e nos comentários dos presentes o desejo de dizer - Meu Município tem o SELO UNICEF, Meu Município tem políticas publica para nossas crianças e os adolescentes.





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