terça-feira, 6 de outubro de 2015

Palestra orienta como prevenir gravidez na adolescência

Dando continuidade a II SEMANA DO BEBE, uma importante palestra sobre DSTs e Gravidez na Adolescência.  Objetivo este  proporcionar informações e orientações sobre as causas da gravidez na adolescência e seus métodos contraceptivos,  para os 146 alunos que estudam na Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, no turno da tarde, com idade superior a 12 anos
 afinal não basta apenas a instrução baseada em componentes curriculares que seguem padrões, mas, principalmente, preparar o aluno para a vida, para tudo o que poderá acontecer.
O palestrante foi Antonio Thiago Almeida, Enfermeiro da atenção básica, que com muita experiência na área, conseguiu transmitir de forma clara e bastante interessante o assunto, prendendo a atenção de todos e promovendo uma série de perguntas, as quais foram esclarecidas e materializadas através de imagens e conceitos fundamentais para que os alunos pudessem compreender a importância da prevenção.
Através da palestra foi explicado que doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), antigamente chamadas de doenças venéreas, são aquelas que você adquire ao ter contato sexual com alguém que já tenha DST. Causadas por várias bactérias e vírus, mais de 20 doenças sexualmente transmissíveis afetam homens e mulheres. Ainda que algumas doenças sexualmente transmissíveis tenham cura, outras acompanham a pessoa por toda a vida (não têm cura). Doenças sexualmente transmissíveis podem afetar a saúde física, emocional e a qualidade de vida da pessoa. Especialistas acreditam que ter uma doença sexualmente transmissível eleva as chances da pessoa ser infectada com o HIV, o vírus que causa AIDS.
É muito comum a pessoa não apresentar sintomas das doenças sexualmente transmissíveis, na maioria das vezes nos estágios iniciais da doença. Isso pode ocasionar a falta de tratamento até que a doença fique severa. A falta de tratamento precoce pode causar problemas sérios como infertilidade. Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem passar para o bebê durante o parto ou gravidez.
Com relação a adolescência e gravidez, foi observado que quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois trazem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.
Nos últimos anos, o número de gravidez entre as adolescentes vem aumentando. E este é um fato muito preocupante na sociedade, pois traz sérias consequências para a vida dos pais adolescentes e da criança. Por isso, é uma questão que deve ser levada a sério.
As maiores partes destas adolescentes, não estão preparadas financeiramente, nem emocionalmente para serem mães, e muitas vezes por não terem o apoio dos pais, são obrigadas a deixar os estudos de lado, e muitas vezes fogem de casa.
Foram destacados também os principais fatores que contribuem para a gravidez na adolescência, os quais são:
• Falta de informação sobre os métodos contraceptivos.
• Falta de orientação da família, escola e sociedade.
• O uso de drogas e bebidas alcoólicas também interferem na contracepção.











Nenhum comentário:

Postar um comentário